A sessão de abertura do III Festival das Reservas da Biosfera Portuguesas, que contou com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, decorreu nas Flores, com eventos paralelos em todo o território nacional.

Os projetos LIFE IP AZORES NATURA, LIFE BEETLES e LIFE IP CLIMAZ, integraram o painel de oradores, apresentando os trabalhos que têm vindo a desenvolver nas ilhas dos Açores classificadas como Reservas da Biosfera.

As Reservas da Biosfera são territórios que se distinguem pelo seu valor ecológico, cultural, económico e social, caracterizando-se pela singularidade e conservação do seu património natural em articulação com o bem-estar e valorização das comunidades locais.

Nesse contexto, os projetos LIFE constituem uma importante ferramenta de gestão para a conservação de natureza e mitigação e adaptação aos efeitos das alterações climáticas.

Deteção precoce, erradicação e controlo de espécies invasoras, criação de corredores ecológicos, bem como a plantação de flora nativa, promoção de pastagens biodiversas e mobilidade verde são apenas algumas das ações implementadas pelos projetos LIFE.