Foi recentemente registada, pela primeira vez na ilha Terceira, a presença da espécie invasora Pueraria montana (conhecida como kudzu), através da plataforma de ciência cidadã iNaturalist (Biodiversity4All). Esta espécie já havia sido detetada anteriormente na região, na ilha de São Miguel, onde o local se encontra sob monitorização.

Na sequência deste novo registo, as equipas operacionais do Serviço de Ambiente e Ação Climática da ilha Terceira deslocaram-se de imediato ao local, confirmaram o foco de invasão e procederam à remoção total da planta.

A área intervencionada será agora monitorizada de forma contínua, com o objetivo de detetar eventuais ressurgimentos. Manter-se-á igualmente uma vigilância ativa para prevenir o aparecimento de novos focos na ilha Terceira.

Esta ação demonstra a importância da deteção precoce e da resposta rápida, fatores cruciais para travar a propagação de espécies invasoras, que podem provocar impactos ecológicos, económicos e sociais significativos.

A plataforma ciência cidadã desempenha, assim, um papel fundamental no sucesso destas intervenções, sendo um exemplo claro de como todos podemos contribuir para a proteção da biodiversidade dos Açores.

Esta intervenção insere-se no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA e das ações:

  • C8.1 – Controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras em habitats restaurados
  • C11 – Projeto-piloto para prevenção e resposta rápida a espécies exóticas invasoras
  • E5 – Envolvimento do Público e Programa de Voluntariado