Biodiversidade
Espécies
Marinhas

Sterna dougallii

Garajau-rosado

Garajau-rosado

Breve descrição – Garajau médio (33–36 cm), envergadura 76–80 cm. Capuz escuro em adulto reprodutor, dorso cinzento, ventre branco. Bico e patas vermelhas. Cauda bifurcada longa.

Ecologia/habitat – Nidificação em praias e ilhéus. Chegam aos Açores final de março – início de abril, iniciam a postura em início de maio, e enfrentam ameaças em terra por predadores introduzidos e humanos, além de competição com gaivotas e outras aves marinhas. Põe geralmente 1–2 ovos, com incubação de 21–28 dias, e as crias voam aos 22–30 dias. Alimenta-se principalmente de peixes pequenos, lulas e, ocasionalmente, crustáceos ou formigas aladas, trazendo as presas intactas para as crias.

Taxonomia

Charadriiformes / Sternidae

Colonização

Reprodutor (abril–agosto) + Migração pós-reprodutiva para Atlântico Sul (Brasil) e costa oeste da África, partilha locais de invernada com populações da Europa e EUA

Estado de Conservação

Vulnerável (VU) - Estado de Conservação Global, IUCN

Distribuição


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.