No final do mês de setembro, a ilha Terceira acolheu o International Symposium FloraMac 2025, reunindo investigadores e técnicos dedicados ao estudo e conservação da flora macaronésica.
A equipa do Banco de Sementes dos Açores e do Jardim Botânico do Faial marcou presença no evento com a apresentação do póster intitulado: “Ex situ propagation of Euphrasia azorica from Corvo Island” (Propagação ex situ de Euphrasia azorica da Ilha do Corvo).
A Euphrasia azorica é uma planta endémica dos Açores e encontra-se ameaçada, estando restrita às ilhas do Corvo e das Flores. A espécie está protegida pela Diretiva Habitats e, apesar desse estatuto, tem sido classificada com um estado de conservação desfavorável-mau (U2) desde as primeiras avaliações.
Desde 2019, esta espécie tem sido um dos focos de atenção do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que tem vindo a desenvolver ações com os seguintes objetivos:
– Aprofundar o conhecimento sobre a sua distribuição e tamanho populacional;
– Desenvolver protocolos de propagação ex situ;
– Estabelecer populações in situ viáveis a longo prazo.
A participação da equipa da Direção Regional do Ambiente e Ação Climática neste encontro, através da apresentação de pósteres e da interação científica, enquadra-se na Ação E2 – Disseminação, transferência e replicação das ações do projeto, reforçando o compromisso com a conservação da flora dos Açores.
