Em março, a equipa do Serviço de Ambiente e Ação Climática de ilha de São Miguel realizou, no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, a plantação de 259 exemplares de Trovisco-macho (Euphorbia stygiana) no talude do parque de estacionamento do miradouro da Lagoa do Fogo.
Esta intervenção integra-se na Ação C3.2 – Conservação in-situ, do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que desenvolve trabalhos piloto destinados à conservação da flora endémica dos Açores. O reforço populacional desta espécie protegida contribui para a recuperação dos seus núcleos naturais e para a melhoria do seu estado de conservação.
As plantas utilizadas foram produzidas no Pomar das Furnas, tendo a ação sido executada pela equipa do Serviço de Ambiente e Ação Climática de ilha de São Miguel.
Este reforço populacional representa mais um passo no compromisso contínuo de proteger e valorizar a biodiversidade única da Lagoa do Fogo e da ilha de São Miguel, contribuindo igualmente para a melhoria do estado de conservação desta espécie nos Açores.
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.


