No âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, continuam os trabalhos de remoção e controlo de espécies exóticas invasoras na área de intervenção da Lagoa dos Cubres, na ilha de São Jorge.

Esta intervenção enquadra-se na Ação C8.1 – Controlo e erradicação de plantas exóticas invasoras em habitats restaurados e está a ser desenvolvida pela equipa do Serviço de Ambiente e Ação Climática de São Jorge.

As espécies exóticas invasoras constituem uma das principais ameaças à biodiversidade, competindo com as espécies nativas por espaço, luz, água e nutrientes. O seu controlo é, por isso, fundamental para o sucesso do restauro ecológico deste habitat, contribuindo para a sua recuperação e resiliência a longo prazo.

Este trabalho assume especial relevância não só para a proteção das herbáceas nativas e protegidas presentes na Lagoa dos Cubres, mas também para assegurar o sucesso dos reforços populacionais de flora endémica que têm vindo a ser implementados ao longo dos anos no âmbito do projeto.

O controlo de espécies invasoras constitui um processo contínuo e de longo prazo, indispensável para consolidar os resultados alcançados e assegurar condições favoráveis à conservação da flora nativa no seu habitat natural. Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.