No âmbito da Ação C3.2 – Conservação in-situ do projeto LIFE IP AZORES NATURA, um grupo de seis alunos e dois professores do Curso de Gestão e Conservação da Natureza da Escola Profissional Hortícola de Gembloux da Bélgica, em colaboração com o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas (SAAC) de Santa Maria, efetuou uma ação de plantação da espécie endémica pé-de-pomba-carnudo (Ammi seubertianum) na Ponta do Castelo. Esta espécie é prioritária para conservação e é protegida por interesse regional (DLR n.º 15/2012/A).
Após a remoção da espécie invasora chorão-da-praia (Carpobrotus edulis) foram plantados 129 indivíduos de pé-de-pomba-carnudo. Daqui em diante, o SAAC de Santa Maria irá assegurar a manutenção desta plantação e monitorizar a sobrevivência e o crescimento das plantas.
O grupo de alunos esteve em Santa Maria durante três semanas, efetuando um estágio no âmbito do programa ERASMUS com o SAAC de Santa Maria. Para além da plantação na Ponta do Castelo, os alunos apoiaram a equipa operacional do SAAC no controlo de invasoras, na limpeza e desobstrução de linhas de água, bem como na gestão de plantações já efetuadas, por exemplo, a plantação de Euphorbia santamariae na Ribeira do Salto.