Biodiversidade
Espécies
Marinhas

Bulweria bulwerii

Alma-negra

Alma-negra

Breve descrição – Pequena pardela (28–33 cm), envergadura 70–76 cm. Plumagem uniformemente escura, asas longas e pontiagudas, cauda afilada. Bico fino e escuro. Voa próximo à superfície do mar, alternando batidas rápidas de asas com planadas leves e sinuosas, deslocando-se de forma ágil e errática sobre a água. As Almas-negras não emitem cantos em voo.

Ecologia/habitat – Oceânico pelágico; nidifica em ilhéus da Graciosa e no ilhéu da Vila em Santa Maria. A espécie chega aos Açores entre final de abril e início de maio, inicia a postura no início de junho e constrói o ninho em cavidades rochosas, buracos no solo ou debaixo de pedras. Como todos os Procellariiformes, põe um único ovo, incubado por ambos os progenitores, com eclosão no final de julho e saída da cria entre final de setembro e início de outubro. Alimenta-se de peixes pequenos, lulas e crustáceos.

Taxonomia

Procellariiformes / Procellariidae

Colonização

Estival reprodutor (maio–outubro) + Migrador de inverno (hemisfério Sul)

Estado de Conservação

Pouco Preocupante (LC) - Estado de Conservação Global, IUCN

Distribuição

Galeria


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.