Breve descrição – As baleias azuis são baleias de barbas que podem chegar até aos 27 metros, contudo já foi registado um espécime com 33 metros de comprimento. É o maior animal em toda a história do planeta.Podem pesar entre 70 a 135 toneladas. As fêmeas tendem a ser um pouco maiores que os machos. As crias nascem com 6 a 7 metros e pesam 2 a 3 toneladas. O período de gestação pode durar quase um ano e têm apenas uma cria de cada vez. É difícil de confundir com outras espécies, devido ao seu tamanho, coloração e padrão de pintas no dorso. O seu bufo pode chegar até aos 12 metros de altura. A esperança média de vida das baleias azuis é de pelo menos 65 anos, mas pode chegar aos 80-90 anos.
Ecologia/habitat – Alimenta-se sobretudo de pequenos crustáceos, sobretudo krill.Esta espécie pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora seja mais comum em algumas regiões, dependendo da época
do ano (por exemplo, na costa do Chile durante o Verão). Na Europa, é mais comum nas costas da Islândia e no estreito da Dinamarca, e está ausente do Mediterrâneo. Pensa-se que estaria mais amplamente distribuída antes de ser alvo da baleação industrial. A sua abundância atual é bastante reduzida. A baleia-azul é avistada maioritariamente nos Açores, embora apenas sazonalmente. Estas observações provavelmente refletem rotas de migração anuais ao longo da Crista Média Atlântica até à Islândia. É raramente avistada na Madeira e na costa continental.