Biodiversidade
Espécies
Terrestres

Arceuthobium azoricum

Espigos-de-cedro

Espigos-de-cedro

Descrição: Pequena planta hemiparasita (dependência parcial do hospedeiro) que vive sobre outras plantas, especialmente o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia). Apresenta estruturas semelhantes a pequenos ramos, densamente agrupadas à volta dos ramos da planta hospedeira. Não possui folhas verdadeiras nem raízes no solo, pois retira os nutrientes diretamente da planta onde se instala, mas é capaz de realizar fotossíntese.

Ecologia: É uma espécie rara, observada geralmente acima dos 600 metros de altitude. Cresce exclusivamente sobre populações de cedro-do-mato e, muito raramente, sobre urze (Erica azorica). A sua presença é dispersa e limitada às ilhas do grupo central dos Açores, onde se encontram os maiores e mais desenvolvidos núcleos da espécie.

Taxonomia

Magnoliophyta, Magnoliopsida, Santalales, Santalaceae

Colonização

Endémica

Altitude

Entre 600 e 900m

Comprimento

Até 20cm

Estado de Conservação

Favorável

Distribuição

Galeria


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.