Biodiversidade
Espécies
Terrestres

Asplenium hemionitis

Feto-hera

Feto-hera

Descrição: Feto de pequeno a médio porte, com frondes que lembram folhas de hera, verdes e brilhantes. Cresce em locais sombrios e húmidos, como fendas de rochas, muros cobertos de musgo e taludes protegidos. A planta não tem flores, reproduzindo-se por esporos que se formam na parte inferior das frondes.

Ecologia: A Asplenium hemionitis prefere ambientes sombrios e húmidos, como matas densas, rochedos graníticos ou basálticos e muros antigos. Pode também ocorrer em taludes expostos, desde que sujeitos a elevada humidade oceânica. É considerada uma espécie em perigo em Portugal continental, mas nos Açores tem sido alvo de ações de conservação, incluindo reforço populacional e propagação vegetativa em jardins botânicos e áreas naturais.

Taxonomia

Pteridophyta, Polypodiopsida, Polypodiales, Aspleniaceae

Colonização

Nativa

Altitude

Até aos 1000m

Comprimento

Até 50cm

Estado de Conservação

Desfavorável - Mau

Distribuição

Galeria


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.