Biodiversidade
Espécies
Marinhas

Sterna hirundo

Garajau-comum

Garajau-comum

Breve descrição – Garajau pequeno-médio (31–35 cm), envergadura 76–82 cm. Cabeça com capuz preto na época reprodutiva; dorso cinzento; bico e patas vermelhas. Cauda bifurcada longa.

Ecologia/habitat – Nidificação em praias, calhaus ou ilhéus. Inicia a postura dos ovos no início de maio, normalmente colocando 2 a 3 ovos por ninho. O período de incubação dura entre 21 e 28 dias, sendo ambos os progenitores responsáveis por revezar a incubação. As crias eclodem geralmente a partir da última semana de maio e, entre os 22 e 30 dias de idade, tornam-se capazes de voar sozinhas, continuando a ser alimentadas pelos progenitores enquanto aprendem a alimentar-se por conta própria. Alimenta-se principalmente de peixes pequenos, lulas e ocasionalmente crustáceos, trazendo as presas intactas para as crias e realizando mergulhos acrobáticos próximos às colónias.

Taxonomia

Charadriiformes / Sternidae

Colonização

Reprodutor (abril–agosto) + Migração pós-reprodutiva para Atlântico Sul (Brasil e Argentina) e costa oeste da África

Estado de Conservação

Vulnerável (VU) - Estado de Conservação Global, IUCN

Distribuição


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.