Biodiversidade
Ameaças
Terrestres

Hydrangea macrophylla

Hortênsia

Hortênsia

Descrição: Arbusto ornamental originário do Japão, muito conhecido pelas suas flores grandes e vistosas, geralmente azuis ou brancas. As folhas são largas, ovadas e serradas. As flores agrupam-se em inflorescências globosas, muito atrativas, que florescem entre a primavera e o verão. É frequentemente usada como sebe viva para delimitação de terrenos.

Ecologia: Introduzida nos Açores por volta do século XIX, a hortênsia foi amplamente plantada ao longo de estradas e terrenos agrícolas. Devido à sua capacidade de reprodução por sementes e vegetativamente, escapou do cultivo e tornou-se invasora, colonizando pastagens, ravinas, crateras, zonas turfosas e linhas de água. É uma das espécies mais emblemáticas da paisagem açoriana, embora represente uma ameaça à vegetação nativa em alguns habitats sensíveis.

Taxonomia

Magnoliophyta, Magnoliopsida, Cornales, Hydrangeaceae

Colonização

Invasora

Altitude

Até aos 1400m

Comprimento

Entre 1,5 a 2m

Distribuição

Galeria


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.