Biodiversidade
Ameaças
Terrestres

Lantana camara

Lantana

Lantana

Descrição: Arbusto muito popular pelas suas flores coloridas e vistosas, que variam entre tons de amarelo, laranja, vermelho, rosa e branco. As folhas são rugosas e aromáticas. A planta forma povoamentos densos e baixos, geralmente impenetráveis, que dominam a vegetação local. É frequentemente usada como ornamental em jardins e bermas de estrada.

Ecologia: A Lantana camara foi introduzida nos Açores para fins decorativos, mas rapidamente se naturalizou e tornou-se invasora. Propaga-se facilmente por sementes e pode ocupar grandes áreas, competindo com espécies nativas. Prefere altitudes baixas, em locais secos e expostos ao sol. A sua presença representa uma ameaça à biodiversidade local, especialmente em habitats costeiros e zonas degradadas

Taxonomia

Magnoliophyta, Magnoliopsida, Lamiales, Verbenaceae

Colonização

Invasora

Altitude

Abaixo dos 300m

Comprimento

Até 2m

Distribuição

Galeria


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.