Biodiversidade
Espécies
Terrestres

Picconia azorica

Pau-branco

Pau-branco

Descrição: Árvore de médio porte, com casca lisa e esbranquiçada. As folhas são perenes, sem pêlos, com cerca de 6 cm de comprimento, em forma de lança ou obovadas. São facilmente reconhecíveis pela nervura central bem marcada. As flores são pequenas, brancas, e surgem em cachos junto às axilas das folhas.

Ecologia: A Picconia azorica ocorre entre os 50 e 600 metros de altitude, em florestas costeiras dominadas por espécies como Myrica, Pittosporum e Erica. É a única árvore endémica dos Açores que se encontra confinada à vegetação abaixo da laurissilva. Povoamentos antigos ou puros são raros. A sua madeira, de boa qualidade para marcenaria, foi intensamente explorada, o que contribuiu para o seu declínio e ameaça de extinção em algumas ilhas.

Taxonomia

Magnoliophyta, Magnoliopsida, Lamiales, Oleaceae

Colonização

Endémica

Altitude

Até 700m

Comprimento

Até 15m

Estado de Conservação

Desfavorável - Inadequado

Distribuição


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.