Biodiversidade
Espécies
Marinhas

Caretta caretta

Tartaruga-comum

Tartaruga-comum

Breve descrição – Caracterizada pela sua cabeça robusta e carapaça de cor avermelhada-acastanhada. É uma espécie altamente migratória que utiliza uma vasta gama de habitats marinhos ao longo da sua vida. As crias recém-nascidas iniciam uma fase oceânica, flutuando passivamente em sistemas de correntes (Giros), que servem como áreas de desenvolvimento em mar aberto, fase na qual se encontram nas águas dos Açores. Um individuo adulto em média apresenta um tamanho (Carapaça) de 90 – 110 cm, um Peso Médio de 70 – 180 kg, a Forma da Carapaça é em forma de coração, alongada, a Cor da Carapaça é Castanho-avermelhada, a Cabeça é muito grande e larga, apresenta 5 pares de placas laterais, 2 unhas nas barbatanas anteriores e 2 pares de placas pré-frontais (4 escamas acima dos olhos).

Ecologia/habitat – Durante a sua fase juvenil os indivíduos desta espécie encontram-se na zona oceânica e é nesta fase que se encontram nas águas dos Açores. A Tartaruga-Comum é essencialmente carnívora, durante esta fase de vida, estas tartarugas alimentam-se maioritariamente de alforrecas, moluscos, pequenos peixes e ovos de peixe. Após esta fase, os juvenis recrutam para áreas de desenvolvimento neríticas (próximas da costa) ricas em presas. A sua dieta, nesta fase de vida é composta principalmente por invertebrados bentónicos com conchas duras, como caranguejos, moluscos e equinodermes, que esmaga com as suas poderosas mandíbulas. Ocupa estuários, recifes (áreas costeiras) e áreas oceânicas, desempenhando um papel na cadeia alimentar marinha e no transporte de nutrientes.
Esta espécie apresenta uma distribuição global.

Taxonomia

Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Reptilia; Ordem: Testudines; Família: Cheloniidae; Género: Caretta; Espécie: C. caretta

Colonização

Nativa na área do Atlântico Norte, sendo um componente-chave da fauna marinha dos Açores, embora a sua principal área de nidificação para esta subpopulação se encontre na costa oeste dos Estados Unidos da América, com alguma contribuição da subpopulação nidificantes de Cabo Verde.

Estado de Conservação

Pouco Preocupante - Least Concern – Este é o estatuto atribuído à subpopulação do Nordeste do Oceano Atlântico (a que frequenta os Açores) pela Lista Vermelha da IUCN.

Galeria


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.