Biodiversidade
Espécies
Terrestres

Azorina vidalii

Vidália

Vidália

Descrição: Pequeno arbusto perene, com folhas agrupadas em rosetas no topo dos ramos. As folhas são lisas, de cor verde-escura ou verde-acastanhada. As flores, que surgem entre abril e setembro, variam entre o branco e o rosa, e são semelhantes às do género Campanula. O fruto é uma cápsula seca com muitas sementes.

Ecologia: A Azorina vidalii cresce principalmente em locais costeiros expostos, como fendas de falésias e encostas arenosas. Também pode ser encontrada em habitats de substituição, como telhados e muralhas. É uma planta resistente à brisa marítima e frequentemente associada a outras espécies tolerantes a esse ambiente. Apesar de ter sido plantada como ornamental em algumas ilhas, as populações naturais mais significativas encontram-se no Pico, São Jorge, Flores e Corvo.

Taxonomia

Magnoliophyta, Magnoliopsida, Asterales, Campanulaceae

Colonização

Endémica

Altitude

Abaixo dos 50m

Comprimento

Até 150cm

Estado de Conservação

Desfavorável - Inadequado

Distribuição


O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.