A Biodiversa+, parceria europeia para a biodiversidade, lançou hoje o convite BiodivConnect para propostas de investigação que apoiem a restauração do funcionamento, integridade e conectividade dos ecossistemas. Com um orçamento de cerca de 40 milhões de euros, a iniciativa visa financiar projetos inovadores que ajudem a reverter a perda de biodiversidade e a degradação ambiental em diferentes tipos de habitats, em todo o mundo.
O convite à apresentação de projetos é focado em três grandes desafios: definição de metas de restauração e avaliação do sucesso, transferência e escalabilidade das ações de restauração, e garantia de resiliência e sustentabilidade a longo prazo. Os projetos devem ter abordagens holísticas e envolver não apenas investigadores, mas também atores da sociedade civil e outras partes interessadas.
Este convite apoia a implementação da Lei da UE sobre a Restauração da Natureza, da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 e do Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal.
Mais informações sobre os critérios de elegibilidade estão disponíveis no site da Biodiversa+.