Este cluster visa reduzir a degradação ambiental, travar e inverter o declínio da biodiversidade na terra, nas águas interiores e no mar e gerir melhor os recursos naturais através de mudanças transformadoras na economia e na sociedade, tanto nas zonas urbanas como nas rurais.
Garantirá a segurança alimentar e nutricional para todos, dentro das fronteiras do planeta, através do conhecimento, da inovação e da digitalização na agricultura, nas pescas, na aquicultura e nos sistemas alimentares, e orientará e acelerará a transição para uma economia circular hipocarbónica e eficiente em termos de recursos e uma bioeconomia sustentável, incluindo a silvicultura.
As atividades de investigação e inovação no âmbito do cluster 6 contribuirão para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu relacionados com a Estratégia da Biodiversidade 2030, a estratégia do Prado ao Prato, o Pacto Europeu para o Clima e as iniciativas no âmbito da indústria sustentável e da eliminação da poluição, bem como a visão a longo prazo para as zonas rurais e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os impactos esperados deste cluster estão contidos no plano estratégico do Horizonte Europa.
Áreas de intervenção:
- observação ambiental
- biodiversidade e recursos naturais
- agricultura, silvicultura e zonas rurais
- mares, oceanos e águas interiores
- sistemas alimentares
- sistemas de inovação de base biológica na bioeconomia da UE
- sistemas circulares
O prazo de candidaturas ao Agregado 6 “Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente” do programa Horizonte Europa encerra no dia 22 de fevereiro.
Todas as informações respeitantes ao processo de candidatura, assim como de todas as restantes informações relevantes podem ser consultadas: Cluster 6: Food, Bioeconomy, Natural Resources, Agriculture and Environment – European Commission (europa.eu)