Comissão disponibiliza 160 milhões de euros para apoiar o setor agroalimentar da UE

Comissão disponibiliza 160 milhões de euros para apoiar o setor agroalimentar da UE
Agricultura
Início 23/01/2026
Fim 23/04/2026
Fundo Aberto
A Comissão Europeia lançou os convites à apresentação de propostas de 2026 para apoiar campanhas e eventos que promovam produtos agroalimentares da UE sustentáveis e de elevada qualidade na União Europeia e em todo o mundo. Serão disponibilizados até 160 milhões de euros através de subvenções para cofinanciar programas propostos por agrupamentos de produtores e outros organismos do comércio agroalimentar, tanto no mercado interno da UE como nos principais mercados de países terceiros com forte potencial de crescimento, incluindo o Reino Unido, o Japão, a Coreia do Sul, a China, Singapura e a América do Norte.

Os convites à apresentação de propostas fazem parte do programa de trabalho da política de promoção para 2026, ao abrigo do qual a Comissão afetará 205 milhões de euros ao cofinanciamento de atividades de promoção dos produtos agroalimentares da UE, a dotação mais elevada alguma vez dedicada ao reforço da sensibilização dos consumidores para os produtos agrícolas e os regimes de qualidade europeus. Estas ações são realizadas sob a assinatura comum «Goste, é da Europa», que visa sensibilizar os consumidores para a qualidade dos produtos da UE e recompensar os agricultores e as empresas agroalimentares da UE pelos seus esforços para cumprir elevados padrões de segurança e normas ambientais.

Além disso, o programa de trabalho prevê iniciativas a serem geridas diretamente pela Comissão, incluindo campanhas de promoção e informação em países terceiros, a participação da UE em grandes feiras comerciais agroalimentares internacionais, as visitas do Comissário Christophe Hansen a países terceiros e o desenvolvimento de manuais de entrada no mercado para os exportadores.

A política de promoção agroalimentar é uma prioridade política para a União Europeia, tal como salientado pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o estado da União. É reconhecido na Visão para a Agricultura e a Alimentação como um instrumento fundamental para apoiar a competitividade, a resiliência e a diversificação do setor agroalimentar da UE a nível mundial.

Os convites agora lançados permanecerão abertos a candidaturas por um período de três meses e estão abertos a um vasto leque de operadores elegíveis em toda a UE. Realizar-se-á uma jornada de informação em Bruxelas e em linha, em 27 e 28 de janeiro de 2026.

Candidatar
Voltar a todos os Fundos de Financiamento


    O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
    A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
    Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.