A Comissão Europeia lançou novos convites à apresentação de projetos no valor de 204 milhões de euros, destinados a impulsionar a transformação digital em toda a União Europeia. O financiamento, no âmbito do Programa Europa Digital, visa promover a adoção de tecnologias avançadas como inteligência artificial (IA), megadados e soluções digitais seguras e coloca-las ao serviço de empresas, administrações públicas, do setor automóvel e dos serviços de saúde.
Entre os projetos, destaca-se a atribuição de 15 milhões de euros para desenvolver a Carteira de Identidade Digital Europeia e as cartas de condução móveis, bem como investimentos significativos em dados genómicos (22,5 milhões de euros), IA na imagiologia médica (14,4 milhões) e centros de inovação digital (87 milhões) que irão ajudar empresas a modernizar processos e a fortalecer competências digitais dos seus trabalhadores.
Esta iniciativa surge na sequência da atualização do Programa de Trabalho DIGITAL 2025-2027, de modo a garantir que os investimentos da UE acompanham a evolução tecnológica e reforcem a autonomia digital a nível europeu.
Pode encontrar aqui mais informações.