Objetivos: (i) Apoiar projetos que demonstrem tecnologias, processos ou produtos altamente inovadores, suficientemente desenvolvidos e com um potencial significativo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa; (ii) oferecer apoio financeiro adaptado às necessidades do mercado e aos perfis de risco dos projetos elegíveis, ao mesmo tempo que atrai recursos públicos e privados adicionais.
As seguintes atividades podem ser financiadas:
1. Atividades que apoiam a inovação em tecnologias e processos de baixo carbono em setores listados no Anexo I da Diretiva EU ETS, incluindo a captura e utilização de carbono ambientalmente seguras (CCU) que contribui substancialmente para mitigar as mudanças climáticas, bem como produtos que substituem os intensivos em carbono produzidos em setores listados no Anexo I da Diretiva EU ETS;
2. atividades que ajudem a estimular a construção e operação de projetos que visem a captura e armazenamento geológico de CO2 (CCS) ambientalmente seguros;
3. atividades que ajudem a estimular a construção e o funcionamento de tecnologias inovadoras de energia renovável e armazenamento de energia.
Tipologias:
Para serem elegíveis para financiamento ao abrigo do presente convite, os candidatos devem ser: (i) pessoas coletivas; (ii) pertencem a uma das seguintes categorias: entidades privadas, entidades públicas ou organizações internacionais; (iii) ser diretamente responsável pela implementação e gestão do projeto, quando pertinente, juntamente com outros candidatos, ou seja, não atuando como intermediário. O número mínimo de candidatos é um.
Mais informações: