Programa Europa Digital: Comissão abre convites para investir em espaços de dados para o turismo e o património cultural

Programa Europa Digital: Comissão abre convites para investir em espaços de dados para o turismo e o património cultural
Início 01/10/2023
Fim 31/12/2023
Fundo Fechado

A Comissão Europeia abriu novos convites à apresentação de propostas no âmbito do Programa Europa Digital 2023-2024  para reforçar as capacidades digitais em toda a UE. Os convites estão abertos a empresas, administrações públicas e outras entidades dos Estados-Membros da UE, dos países da EFTA/EEE e dos países associados. Mais de 12 milhões de euros atribuídos a projetos no âmbito destes convites centram-se na continuação do apoio à criação de espaços de dados, uma pedra angular da Estratégia de dados da UE.

Estes convites à apresentação de propostas no âmbito do Programa Europa Digital preveem a atribuição de 8 milhões de euros em subvenções a projetos e surgem na sequência da recente comunicação da Comissão sobre os elementos constitutivos de um espaço europeu comum de dados sobre turismo. O espaço europeu de dados sobre o turismo é um resultado fundamental da via de transição do turismo, tornando o ecossistema turístico mais resiliente, digital e sustentável. O espaço de dados impulsionará a partilha de dados entre as empresas de turismo, os destinos e as autoridades públicas, o que terá um impacto na produtividade, na ecologização e na sustentabilidade, nos modelos empresariais inovadores e na melhoria das competências. Isto ajudará os destinos turísticos a compreender melhor o que os turistas procuram e a adaptar as suas ofertas em conformidade, ou a prever quando é provável que os turistas venham, permitindo-lhes planear.

Haverá também um novo investimento previsto de 4 milhões de euros para a implantação de um espaço de dados para o património cultural. Este espaço disponibilizará mais conteúdos culturais europeus de alta qualidade, nomeadamente em 3D, promoverá a reutilização de recursos culturais digitalizados e proporcionará mais oportunidades para a comunidade oferecer serviços enriquecidos, graças à utilização de tecnologias avançadas.

Voltar a todos os Fundos de Financiamento


    O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
    A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
    Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.