Na sequência da Comunicação da Comissão Europeia sobre o Green Deal Europeu, que define o caminho para uma transformação fundamental das economias e sociedades da União Europeia, foi publicada no Horizon 2020 a chamada para apresentação de uma proposta com o objetivo de “Construir um futuro com baixo teor de carbono e resiliente às alterações climáticas: Investigação e inovação para apoiar o Green Deal”.
Desta forma, a chamada área 7 “Restaurando a biodiversidade e os serviços do ecossistema” (LC-GD-7-1-2020) é particularmente relevante para a nova Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030: trata da restauração, inter alia, para alcançar um status favorável para as espécies e habitats das Diretivas Aves e Habitats dentro e fora da Rede Natura 2000. Os projetos financiados serão baseados no conhecimento existente, e permitirão que as comunidades de pesquisa e prática cooperem na demonstração e promoção de soluções, bem como na restauração urgente para aumentar a biodiversidade e apoiar uma ampla gama de ecossistemas, conforme solicitado na Estratégia de Biodiversidade para 2030 para os seguintes ecossistemas danificados: terrestres; de água doce; costeiros; e marinhos.
Os fundos estão disponíveis para pesquisa e implementação de medidas. As ações demonstrarão como a mudança por meio da restauração dos ecossistemas resulta, em grande escala, com primeiros resultados visíveis até 2024. As inscrições são esperadas até 26 de janeiro de 2021.
Para mais informação sobre o programa de trabalho do Horizon 2020, consulte:
Para obter informações sobre como se inscrever para obter apoio na área de chamada 7 “Restaurando a biodiversidade e os ecossistemas” (LC-GD-7-1-2020), consulte: