A Comissão Europeia lançou dois convites à apresentação de propostas com um orçamento combinado de quase 5 milhões de euros para reforçar a resiliência da sociedade e aumentar o alcance e o impacto societal dos conteúdos verificados produzidos na UE.
O primeiro convite, com um montante total de 3,15 milhões de euros, financiará projetos centrados na deteção de campanhas maliciosas de manipulação da informação, bem como na análise do impacto da desinformação em linha nos cidadãos, desenvolvendo simultaneamente respostas concretas para aumentar a resiliência societal.
O segundo convite à apresentação de propostas, com um orçamento de cerca de 1,6 milhões de euros, financiará projetos que aumentem o alcance e o impacto dos conteúdos produzidos por organizações independentes de verificação de factos na UE através de estratégias criativas e formatos mediáticos. Os projetos devem se conectar com meios de comunicação, criadores de conteúdo, influenciadores e podcasters para criar e entregar conteúdo.
O prazo para a apresentação de candidaturas para ambos os convites termina a 16 de junho. As candidaturas podem ser apresentadas pela sociedade civil, universidades e centros de investigação, entre outros. Os projetos vencedores colaborarão com o Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais (EDMO).