No âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, 58 alunos e 5 professores do Agrupamento de Escolas de Sá de Miranda participaram numa ação de voluntariado ambiental na zona da Lagoa do Carvão, na ilha de São Miguel. Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar para a importância da conservação da natureza e alertar para os impactos das espécies exóticas invasoras nos ecossistemas locais.
Durante a ação, os participantes removeram 1460 kg de Gunnera tinctoria (tintureira ou gigante), uma espécie invasora que representa uma ameaça significativa para os ecossistemas naturais dos Açores. Para além disso, contribuíram ativamente para a recuperação do habitat com a plantação de 50 indivíduos de Laurus azorica (louro) e 50 de Hypericum foliosum (malfurada), ambas espécies nativas da Região.
Esta atividade integra a ação E5 – Envolvimento do Público e Programa de Voluntariado do projeto LIFE IP AZORES NATURA, sublinhando o papel essencial da educação ambiental e do envolvimento das comunidades escolares na proteção da biodiversidade.