No passado mês de março, realizou-se o Conselho Consultivo do Parque Natural de Ilha de Santa Maria, onde foram apresentados os progressos das ações desenvolvidas no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA na ilha.

A sessão contou com a apresentação da Diretora do Serviço de Ambiente e Ação Climática de Santa Maria, Dra. Rosa Pires, que destacou as principais iniciativas implementadas para a conservação e valorização dos ecossistemas naturais da ilha.

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se:

  • Sementeira e plantio de espécies endémicas, acompanhadas por melhorias na infraestrutura de produção de flora nativa;
  • Construção de um deck de apoio no Ilhéu da Vila, essencial para a monitorização e investigação das aves marinhas;
  • Remoção de espécies invasoras e plantação de espécies nativas na Ponta do Castelo, reforçando a biodiversidade local;
  • Construção de paliçadas para contenção de solos e combate à erosão na Ponta do Castelo, em resposta a um deslizamento de terras que bloqueou o acesso ao portinho. O LREC analisou a situação e apresentou um plano de intervenção;
  • Manutenção dos 70 exemplares de Euphorbia santamariae na Ribeira do Salto, uma espécie protegida pela Diretiva Habitats.

A participação do projeto LIFE IP AZORES NATURA nos Conselhos Consultivos dos Parques Naturais de cada ilha insere-se na ação F4 (Conselho Consultivo de Partes Interessadas) do projeto. Este é um instrumento essencial para que os consultores possam acompanhar a gestão e a implementação das ações em cada uma das ilhas.