No âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, têm sido desenvolvidos importantes trabalhos de conservação no Ilhéu da Praia, na ilha Graciosa, nomeadamente através da instalação de ninhos artificiais, com o objetivo de criar condições favoráveis à nidificação de espécies de aves marinhas ameaçadas, como o painho de Monteiro (Hydrobates monteiroi) e o painho daMadeira (Hydrobates castro).
Os primeiros ninhos instalados no Ilhéu da Praia foram construídos em barro, mas a sua fragilidade e a temperatura excessiva no seu interior levaram à sua substituição por ninhos fabricados com uma mistura de cimento e serradura, com uma entrada de 5 cm de diâmetro, especificamente adaptada aos painhos. Estes novos ninhos, instalados entre março e maio do presente ano, revelaram-se mais eficazes no isolamento térmico e mais robustos face às adversidades climatéricas características destes ilhéus.
Os trabalhos prosseguirão nas próximas semanas, com a instalação dos ninhos remanescentes e o reforço da monitorização das aves.