No âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, foi recentemente instalada uma vedação na zona do miradouro da Grota do Inferno, na ilha de São Miguel.

Esta medida resulta da necessidade de mitigar a forte pressão turística que o local tem vindo a sofrer. O pisoteio da vegetação constituía uma séria ameaça às populações de espécies endémicas e protegidas aqui presentes, incluindo algumas das principais espécies-alvo do projeto, como a Lactuca watsoniana, o Rumex azoricus e a Angelica lignescens.

A vedação agora implementada permitirá reduzir os impactos do pisoteio, salvaguardar a regeneração da flora endémica e conservar um dos locais mais ricos em biodiversidade da ilha de São Miguel, no âmbito da ação C3 – Implementação de trabalhos-piloto para a conservação de flora endémica.

Esta intervenção foi realizada pelo Serviço de Ambiente e Ação Climática de São Miguel, em parceria com a Direção Regional do Turismo, reforçando a importância da colaboração interinstitucional para a preservação do património natural dos Açores.