O projeto LIFE IP AZORES NATURA continua a reforçar as ações de restauro ecológico na ilha do Faial, no âmbito da Ação C4.1 – Boas práticas para a conservação de habitats terrestres, tendo realizado mais uma intervenção na área de conservação, com a plantação de 15 azevinhos (Ilex azorica) e 15 sanguinhos (Frangula azorica), consolidando o esforço contínuo para recuperar a vegetação nativa.

Paralelamente, os Charcos de Pedro Miguel continuam a ser alvo de restauro, contando já com 32 sanguinhos, 40 louros (Laurus azorica) e 12 azevinhos.

Além das plantações, procedeu-se à reparação das vedações que protegem estas áreas, após danos causados por vandalismo. A reposição das barreiras é essencial para garantir a proteção das espécies nativas e impedir o acesso de gado a habitats prioritários.

Nos próximos meses, prevê-se reforçar a área de intervenção com mais espécies arbóreas nativas e endémicas, enquanto o restante plantio será destinado aos charcos de Pedro Miguel, contribuindo para a recuperação gradual e sustentável destes habitats de elevada importância ecológica.