No âmbito da Ação E3 – Networking, o projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, realizou uma reunião com o recentemente aprovado LIFE IP AGRILOOP.
Este novo projeto, coordenado pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, é um projeto inovador que se enquadra no Roteiro para a Economia Circular, tendo como objetivo reduzir os impactos ambientais associados aos resíduos do setor agrícola e florestal. O projeto será implementado em todas as ilhas dos Açores e conta com a colaboração de várias entidades, nomeadamente: Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, IROA, IAMA, Associação Kairós – Cooperativa Incubação Iniciativas Economia Solidária, Serralharia do Outeiro, BioAçores, Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação, e ainda a Direção Regional dos Recursos Florestais e do Ordenamento Territorial.
Durante a reunião, foram abordados diversos temas estratégicos, tais como:
- As ações de capacitação previstas no AGRILOOP, incluindo cerca de 40 ações de formação na primeira fase;
- Aspetos relevantes do PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, com destaque para medidas que contribuem para a conservação;
- A importância da integração da agricultura e das ações do projeto na conservação dos ecossistemas, promovendo práticas sustentáveis e serviços de ecossistema.
Esta reunião reforça a cooperação entre projetos LIFE de diferentes setores na Região, promovendo a partilha e a troca de boas práticas, com vista a garantir o sucesso de cada projeto e a aumentar a eficácia das respetivas ações.