O projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, continua a investir na conservação ativa da Ribeira da Lomba, na ilha do Faial, através das ações C3.2 – “Conservação in-situ de flora terrestre” e C4.1 – “Conservação de habitats terrestres”.
Recentemente, foram plantados 42 exemplares de espécies nativas dos Açores, contribuindo para a recuperação ecológica deste importante ecossistema ribeirinho:
- 11 Frangula azorica (sanguinho)
- 11 Ilex perado ssp. azorica (azevinho)
- 20 Euphorbia stygiana (trovisco-macho)
Esta intervenção dá continuidade ao trabalho de controlo de espécies exóticas invasoras, com especial atenção à Hydrangea macrophylla (hortênsia), que tem sido removida de forma sistemática nesta zona ao longo dos últimos anos.
O objetivo é promover a regeneração natural e reestruturar o habitat com espécies nativas que desempenham um papel fundamental na estabilidade ecológica daquele local.
Com estas ações, reforçam-se as populações das espécies-alvo do projeto e contribui-se para a melhoria do estado de conservação dos habitats naturais, aumentando a resiliência ecológica da Ribeira da Lomba.

