No âmbito da ação C6.1 – Restauro de habitats em ilhéus para a conservação de aves marinhas, a equipa do Serviço de Ambiente e Ação Climática da Ilha Graciosa realizou uma importante intervenção no percurso pedestre do Ilhéu da Praia.

Esta ação teve como objetivo reforçar a delimitação do trilho existente, promovendo uma visitação mais sustentável e controlada a esta área sensível, onde decorrem esforços de recuperação dos habitats naturais desde 1995.

As melhorias incluíram:

– Requalificação do trilho pedestre, promovendo uma circulação mais segura e responsável;

– Reabilitação do miradouro, oferecendo aos visitantes uma experiência mais confortável, sem comprometer o equilíbrio ecológico do ilhéu.

Estas intervenções integram-se no projeto LIFE IP AZORES NATURA, que visa proteger a biodiversidade e os ecossistemas naturais do Arquipélago, reafirmando o compromisso das autoridades regionais com a conservação do património natural.

Com estas ações, dá-se mais um passo na preservação dos ecossistemas únicos do Ilhéu da Praia, promovendo, simultaneamente, a educação ambiental e a sensibilização dos visitantes para a importância da conservação da natureza.