Os projetos LIFE IP AZORES NATURA e LIFE IP CLIMAZ, coordenados pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, marcaram presença no Conselho Consultivo do Parque Natural da Graciosa, no âmbito das respetivas ações de envolvimento com partes interessadas, através do Stakeholder Board de ambos os projetos.

O LIFE IP AZORES NATURA apresentou os mais recentes avanços das suas intervenções na ilha Graciosa, com especial destaque para as ações desenvolvidas nos ilhéus de Baixo e da Praia. Um dos focos principais foi a instalação de novos ninhos artificiais no ilhéu da Praia, concebidos para melhorar o isolamento térmico e mitigar os efeitos das alterações climáticas, contribuindo para a conservação das aves marinhas que aí nidificam.

Por sua vez, LIFE IP CLIMAZ centrou a sua apresentação na segunda campanha de atribuição gratuita de termoacumuladores aos habitantes da ilha Graciosa, promovendo a eficiência energética e a transição para fontes de energia mais sustentáveis. Foi ainda anunciada a criação de um novo jogo educativo sobre as alterações climáticas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para os desafios da mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Esta participação reforça o compromisso de ambos os projetos com a cooperação e envolvimento da comunidade local e das entidades regionais na implementação das suas ações.