No passado mês março, o projeto LIFE IP AZORES NATURA, em colaboração com a Câmara Municipal da Ribeira Grande e o Serviço de Ambiente e Ação Climática da ilha de São Miguel, promoveu duas ações de remoção de Carpobrotus edulis (chorão) no areal de Santa Bárbara, envolvendo escolas daquele concelho.

Na primeira ação, participaram 20 alunos e 2 professores da Escola Secundária da Ribeira Grande, tendo sido removidas cerca de 3 toneladas desta planta invasora. No seguimento da intervenção, foram plantadas 60 exemplares de espécies nativas, entre as quais Festuca petraea, Solidago azorica, Pericallis malvifolia, e Tolpis succulenta.

A segunda ação contou com 18 alunos e 1 professor da Escola Profissional da Ribeira Grande, tendo resultado na plantação de 127 exemplares de espécies nativas como Ammi seubertianum, Morella faya, Pericallis malvifolia, e Tolpis suculenta, bem como na remoção de de cerca de 1 tonelada de Carpobrotus edulis.

No total, durante as duas iniciativas, foram retiradas cerca de 4 toneladas de Carpobrotus edulis e plantados cerca de 200 exemplares de espécies nativas, contribuindo para a recuperação do ecossistema local.