Entre os dias 29 e 31 de maio, a Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa acolheu o evento Islands for Sustainability, uma iniciativa do programa COST Action SHIFT, inserida na call 21166, Social Sciences and Humanities for Transformation and Climate Resilience.

No auditório da Escola Básica e Secundária da Graciosa, os participantes — não apenas nacionais, mas também oriundos da Hungria, Grécia e Turquia — apresentaram os seus contributos, distribuídos por cinco painéis subordinados às temáticas da herança biocultural, dos serviços dos ecossistemas e da resiliência climática.

Este evento contou com a apresentação da Reserva da Biosfera das Flores intitulada “Flores Island Biosphere Reserve – Heaven on Earth? A Pristine Spot?”, onde foram abordados temas relacionados com as paisagens bioculturais e do conhecimento tradicional, na qual foram também destacados alguns dos trabalhos de conservação desenvolvidos na ilha, no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, mais concretamente na zona de intervenção da Caldeira Branca — igualmente Sítio Ramsar e ZEC/Rede Natura 2000.

Neste contexto, foram sublinhadas ações como a remoção de espécies invasoras, a plantação de espécies endémicas (como o tamujo, o pé-de-pomba, o bracel e a Scabiosa nitens), bem como a recolha de sementes de espécies endémicas para propagação e reforço da plantação.