Área Sul da Caldeira

Ilha - Faial

Código - FAI1

A área de intervenção cobre cerca de 136 ha, e está totalmente enquadrada na Rede Natura 2000. Esta área foi selecionada para intervenção do projeto LIFE IP AZORES NATURA devido à presença de núcleos de espécies abrangidas pela Diretiva Habitats, como Erica azorica (urze), Euphorbia stygiana subsp. stygiana (trovisco), Rumex azoricus (labaça), Woodwardia radicans (feto-do-botão) e Culcita macrocarpa (feto-cabelinho). Em 2021, foi instalada uma vedação com um comprimento total de 5.8 km, de modo a impedir o acesso de gado à área de intervenção, e assim promover a recuperação da vegetação natural assegurando assim a preservação das populações de espécies endémicas existentes neste local.

O que pretendemos fazer

Além da construção da vedação, as intervenções do projeto estarão focadas em salvaguardar as populações das espécies-alvo do projeto dentro da área de intervenção. A principal intervenção para atingir este objetivo será a remoção pontual de espécies exóticas invasoras, especialmente Hedychium gardnerianum (roca-da-velha) e Hydrangea macrophylla (hortênsia).

Área Sul da Caldeira Área Sul da Caldeira Área Sul da Caldeira Área Sul da Caldeira Área Sul da Caldeira
Projeto cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é financiado pela União Europeia através do Programa LIFE
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.