Pico Alto e Tamujal 2 e 5

Ilha - Terceira

Código - TER5

As áreas denominadas por Pico Alto e Tamujal 2 e Pico Alto e Tamujal 5 com uma área total de 4 hectares integram a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Serra de Santa Bárbara e Pico Alto (PTTER0017) da Rede Natura 2000. As áreas de intervenção integram dois habitats prioritários da Rede Natura 2000: turfeiras arborizadas (91D0*) e Laurissilvas macaronésicas (9360*). Estes habitats enfrentam ameaças de invasão por espécies exóticas, como por exemplo, de Hedychium gardnerianum (roca-da-velha), que surgem nas clareiras e colonizam as áreas circundantes ensombrando espécies nativas.

O que pretendemos fazer

– Remoção de focos de espécies exóticas e invasoras, como por exemplo Hedychium gardnerianum (roca-da-velha) e Rubus ulmifolius (silva-brava);
– Controlo de espécies arbóreas exóticas como Cryptomeria japonica (criptoméria) e Acacia melanoxylon (acácia) através de corte, aproveitamento de madeira, trituração de biomassa ou morte em pé no caso de árvores em lugares de acesso difícil.

Pico Alto e Tamujal 2 e 5 Pico Alto e Tamujal 2 e 5 Pico Alto e Tamujal 2 e 5 Pico Alto e Tamujal 2 e 5
Projeto cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é financiado pela União Europeia através do Programa LIFE
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.