Terra Brava

Ilha - Terceira

Código - TER7

A área alvo de intervenção, denominada Terra Brava, possui 43 hectares e integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Serra de Santa Bárbara e Pico Alto (PTTER0017) da Rede Natura 2000. É um cabeço vulcânico recoberto com matos macaronésios endémicos (habitat 4050*), Laurissilvas macaronésicas (habitat 9360*), e turfeiras arborizadas (habitat 91D0*). O objetivo desta intervenção é estabelecer um corredor ecológico para maximizar o efeito de proteção da funcionalidade do ecossistema e garantir o continuum naturale da grande mancha de floresta Laurissilva, que abrange mais de 1000 hectares de terrenos públicos no centro da ilha Terceira. Para conseguir alcançar os objetivos, esta área foi recentemente adquirida e está sob a gestão da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

O que pretendemos fazer

O projeto prevê um conjunto de tarefas que permitirão melhorar a recuperação ecológica do habitat natural através de:
– Controlo de espécies invasoras de porte arbóreo, como por exemplo Pittosporum undulatum (incenso) e Sphaeropteris cooperi (feto-arbóreo), através do abate em pé;
– Remoção de focos de espécies exóticas e invasoras, como por exemplo, Hedychium gardnerianum (roca-da-velha), Solanum mauritianum (fona-de-porca) e Rubus ulmifolius (silva-brava);
– Promoção da regeneração natural de espécies de flora nativa em clareiras.

Terra Brava Terra Brava Terra Brava Terra Brava Terra Brava Terra Brava
Projeto cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é financiado pela União Europeia através do Programa LIFE
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.