As zonas húmidas são dos ecossistemas mais ricos e produtivos do mundo em termos de diversidade biológica, sendo a água o seu elemento estruturante.
No entanto, são locais muito sensíveis que se encontram gravemente ameaçados a nível mundial, pela poluição, urbanização e industrialização, intensificação da agricultura, pesca e piscicultura, entre outras ações desenvolvidas pelas populações, pelo que se torna fundamental a sua proteção e gestão adequada. Nos Açores, existem 13 zonas húmidas de importância internacional, classificadas ao abrigo da “Convenção Ramsar”, designadas como Sítios Ramsar.
A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas está atenta a esta problemática, levando a cabo diversas ações de restauro, preservação e monitorização nestes ecossistemas, nomeadamente através do projeto LIFE IP AZORES NATURA.
Exemplo disso é a ação de conservação “Boas práticas para conservação de habitat terrestres”, que consiste em intervenções de restauro e melhorias, nomeadamente em turfeiras e lagunas costeiras.
Esta Secretaria Regional estabeleceu também parcerias com o Observatório do Ambiente dos Açores – Centro de Ciência de Angra do Heroísmo e com o Instituto de Santa Catarina na realização de atividades de sensibilização ambiental no âmbito desta comemoração, promovendo assim uma participação alargada e concertada com outras entidades da Região.
Neste sentido, convidamo-lo a participar nas atividades que decorrerão no próximo sábado: