Uma observadora da Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), beneficiário associado do LIFE IP AZORES NATURA, deu início a um programa de monitorização da biodiversidade marinha, nos navios da Atlânticoline, no princípio do mês de agosto.  

Para a realização deste programa, a DRAM entrou em contacto com o Instituto do Mar (IMAR) para dar formação à observadora, uma vez que esta entidade coordena, desde 1998, o Programa de Observação para as Pescas dos Açores (POPA).  

As espécies avistadas com maior frequência foram golfinhos de pequeno porte e cagarros (Calonectris borealis), tendo sido também avistado um grupo de baleias-de-bico (Mesoplodon sp.) a saltar junto à proa do Gilberto Mariano, bem como um grupo de baleias-piloto-tropical (Globicephala macrorhynchus). 

A informação recolhida permitirá mapear a presença de cetáceos, tartarugas e aves, ao longo das rotas da Atlânticoline pelas ilhas do Grupo Central. Em conjunto com outros programas de monitorização que decorrem atualmente, os dados agora recolhidos permitirão aprofundar o conhecimento sobre as espécies que passam pelo mar dos Açores e a forma como utilizam as rotas percorridas pelos navios de transporte de passageiros. 

Esta ação piloto concreta do LIFE IP AZORES NATURA, que decorre até ao final deste ano, faz parte da componente marinha do projeto, a qual está financiada em quatro milhões de euros, sendo operacionalizada pela DRAM. Concluída esta primeira fase, será avaliada a possibilidade de dar continuidade a este programa até 2027. Para já, os resultados preliminares são promissores! 

 

Fotografia: Susana Simião