A limpeza subaquática que decorreu no passado dia 25, coordenada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), decorreu no âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura e está enquadrada na campanha Açores Entre Mares/“Lixo Zero no Mar dos Açores”, em colaboração com o projeto OCEANLIT (Interreg MAC).

Nesta edição, recolhemos um total de 2488 kg de lixo, incluindo 242 kg de plástico, 156 kg de vidro, 220 kg de metal, 1799 kg de pneus (52) e 71 kg de resíduos indiferenciados.

Nesta limpeza subaquática participaram 19 entidades, que foram fundamentais para o seu sucesso, nomeadamente, a Autoridade Marítima Nacional, a Portos dos Açores SA, a Câmara Municipal da Horta, o Parque Natural de Ilha do Faial, a Lotaçor SA, o Observatório do Mar dos Açores, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Faial, a Norberto Diver, Flying Sharks, SeaExpert, Dive Azores, Central Sub, Haliotis, IMAR, OKEANOS, Peter Café Sport, Azorica e o Clube Naval da Horta. Contou-se ainda com a participação de 49 voluntários (19 mergulhadores, 16 apneístas e 14 colaboradores em toda a logística em terra). Mais uma vez, o mestre Eduardo participou com a sua embarcação de pesca “Tatiana.”

Este ano, devido às condições climatéricas adversas no dia do evento, a limpeza costeira foi adiada, prevendo-se que se realize brevemente [mantenha-se atento(a)!].

Pelo segundo ano consecutivo, esta ação de limpeza foi assim um sucesso, atendendo ao número de participantes e ao total de lixo recolhido, que superou o ano anterior.

Mais uma vez, a DRAM, agradece a todas as entidades e participantes voluntários que tornaram possível a realização deste evento.