#GovernodosAçores, através da #SecretariaRegionaldaEnergiaAmbienteeTurismo, promoveu diversas atividades de sensibilização e educação ambiental em todas as ilhas, integradas nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, assinalado a 2 de fevereiro, dedicado ao tema “Biodiversidade e Zonas Húmidas”.

Várias destas iniciativas, promovidas pela #DireçãoRegionaldoAmbiente e operacionalizadas pelos serviços educativos dos #ParquesNaturaisdosAçores e que incluíram uma palestra de apresentação na ilha Terceira, em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito da Ação F4 – Stakeholder Board, enquadram-se nas ações C3 “Trabalhos de conservação de flora endémica”, C4 “Implementação de boas práticas para a conservação de habitats terrestres” e, também, E5 “Envolvimento público e programa de voluntariado” do LIFE IP Azores Natura, com saídas de campo para observação ou plantação de espécies endémicas, entre outras. No caso da ilha Graciosa, as iniciativas prolongam-se até ao final do mês.

Nos Açores existem 13 Zonas Húmidas de Importância Internacional classificadas pela Convenção Ramsar, totalizando uma área de aproximadamente 13 mil hectares.