No âmbito do LIFE IP AZORES NATURA, em colaboração do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Faial, os trabalhos de conservação na ilha do Faial continuam a decorrer a bom ritmo.

No Dia Nacional do Vigilante da Natureza e Dia Internacional das Zonas Húmidas (2 de fevereiro), 18 crianças, do 1.º ciclo, participaram na plantação de 23 indivíduos de Prunus lusitanica ssp. azorica, nos Charcos de Pedro Miguel. Esta atividade educativa envolveu alunos e professores das escolas primárias de Castelo Branco e Pedro Miguel.

No passado mês de fevereiro, foram, também, plantados 560 indivíduos de Ammi trifoliatum, na Ribeira da Lomba, criando novos núcleos e reforçando os existentes, numa ação que visou expandir e fortalecer a presença desta espécie na ilha do Faial. Ainda neste sentido, foi descoberta uma nova população de Rumex azorica, na Serra da Feteira, e novos indivíduos de Prunus lusitanica ssp. azorica, onde se encontra uma micro reserva desta espécie, na freguesia da Praia do Norte.