O projeto LIFE IP AZORES NATURA, ao qual a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas é beneficiário coordenador, assinala esta data com o início da “Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas nos Açores” onde estão agendadas 19 limpezas costeiras e 3 subaquáticas em toda a Região, que serão dinamizadas por diversas entidades e promovidas pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas, o qual é beneficiário associado do projeto. Esta Campanha Regional conta ainda com a parceria do projeto OCEANLIT.
À semelhança de anos anteriores, pretende-se envolver todos os cidadãos, entidades públicas e privadas, bem como organizações cívicas dos Açores, com o objetivo de alertar a sociedade para a problemática do lixo marinho com vista à sua mitigação.
Nesse sentido, convidam-se todas as entidades públicas e privadas e a população em geral a participar ou organizar uma ação de limpeza costeira ou subaquática na sua ilha.
Os interessados em organizar uma ação de limpeza devem enviar informação sobre o evento (data, local e organizador) para o e-mail lixomarinho@azores.gov.pt.
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.
RN 2000