13 jovens voluntários, nove dos quais oriundos de cada uma das ilhas dos Açores, estiveram durante uma semana no Pico, onde, dia a dia, se dedicaram a trabalhos de conservação da natureza, aprendizagem, novas vivências e partilha de experiências no âmbito do programa criado pelo projeto LIFE IP Azores Natura.

No ‘diário’ deste campo deram entrada registos de ações de controle de espécies exóticas e invasoras, como o chorão da praia (Carpobrotus edulis), de remoção de lixo e poda de Salgueiros (Tamarix africana), na zona da Madalena, e, ainda, de uma visita à Gruta das Torres, entre outras.

Os jovens participantes no Campo de Voluntariado, que terminou no dia 22, procederam a plantações e, ainda, á identificação das espécies nativas, endémicas e invasoras existentes em quatro talhões delimitados, a diferentes altitudes, ao longo do percurso do Caminho dos Burros, onde vão ser realizados trabalhos de recuperação e conservação.

Também subiram à Montanha do Pico, com o apoio da Associação de Guias desta ilha e, durante o percurso, fizeram a recolha de lixo, assim como na área da caldeira.

No decorrer da ação, puderam ainda observar várias espécies endémicas, como os morcegos, e as diferenças da flora à medida que iam subindo.

Este campo de voluntariado foi o quarto dos seis previstos em diferentes ilhas até fevereiro de 2021 e contou com a participação do Parque Natural do Pico e o envolvimento da comunidade e a parceria de diversas entidades e empresas locais.

Este programa, organizado pela Direção Regional do Ambiente e Azorina, é operacionalizado pela Associação Plantar uma Árvore e fomenta o voluntariado ambiental com o objetivo de aproximar a sociedade da gestão dos recursos naturais e das áreas protegidas, promovendo a sensibilização e contribuindo para mudanças positivas na relação da comunidade com a natureza.