As compras públicas ecológicas (CPE) pretendem promover a eficiência na utilização de recursos e a minimização de impactes ambientais, estimulando a oferta no mercado de bens e serviços, bem como a realização de projetos de execução de obras públicas com um impacte ambiental reduzido em todo o seu ciclo de vida, em linha com as políticas ambientais da região.

Desta forma, ocorreu ontem, online, uma formação em Compras Públicas Ecológicas – O Estado como motor de uma Economia Sustentável e Circular, implementada pela Agencia Portuguesa do Ambiente (APA) e em parceria com a Dra. Paula Trindade do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), que teve por objetivo integrar a Estratégia Nacional para Compras Públicas Ecológicas (ENCPE), as ferramentas e os critérios CPE da União Europeia nos procedimentos de contratação do projeto LIFE IP AZORES NATURA.

Esta formação enquadra-se na ação C2.1 “Capacitação Interna” do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que permite dotar toda a equipa do projeto de ferramentas técnicas necessárias à gestão do mesmo.