Esta semana, no Conselho Consultivo do Parque Natural da Graciosa, os projetos LIFE IP AZORES NATURA e LIFE IP CLIMAZ, ambos coordenados pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, apresentaram o balanço dos seus trabalhos.

O LIFE IP AZORES NATURA mostrou todos trabalhos de conservação efetuados na ilha Graciosa desde o início do projeto, nomeadamente nos ilhéus da Praia e de Baixo. Por sua vez, o LIFE IP CLIMAZ fez a sua primeira intervenção neste Conselho, tendo sido feita uma apresentação geral do projeto, assim como dos trabalhos a desenvolver, pretendendo-se manter e ampliar o envolvimento dos intervenientes regionais com os trabalhos do LIFE IP CLIMAZ numa perspetiva de participação (Ação F2.2).

Durante a reunião, as gestoras de projeto aproveitaram também a oportunidade para apresentar ações futuras, bem como os novos modelos de gestão dos projetos.

De salientar que o LIFE IP AZORES NATURA e o LIFE IP CLIMAZ são os únicos projetos integrados portugueses aprovados e com ações previstas em todas as ilhas dos Açores.