No âmbito do encontro do projeto Biodiversa+, integrado no “BiodivTransform Launch Event”, o projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, marcou presença no Complexo Ambiental da Lagoa das Sete Cidades, através da sua exposição itinerante, numa ação dinamizada pela gestora do projeto junto de cerca de 70 participantes.
Esta iniciativa constituiu uma oportunidade para dar a conhecer o Programa LIFE, destacando o seu papel estratégico no apoio à conservação da natureza, bem como a importância do LIFE IP AZORES NATURA na proteção da biodiversidade e na promoção dos serviços dos ecossistemas nos Açores.
Durante a sessão, foi reforçada a relevância das ações desenvolvidas no arquipélago para a valorização do património natural açoriano, terrestre e marinho, bem como a importância da integração do conhecimento científico na tomada de decisão e na definição de políticas públicas, nomeadamente na gestão de espécies exóticas invasoras.
A participação do projeto neste encontro enquadra-se no Biodiversa+ – European Biodiversity Partnership, uma parceria europeia lançada em 2021 pela BiodivERsA e pela Comissão Europeia, que visa apoiar investigação de excelência na área da biodiversidade, com impacto direto nas políticas públicas e na sociedade. Esta parceria contribui para os objetivos da Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade 2030, que pretende colocar a natureza europeia num caminho de recuperação até 2030 e assegurar que, até 2050, as pessoas vivam em harmonia com a natureza.
O evento teve como anfitrião o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, reunindo projetos, investigadores e entidades de diferentes áreas e países, promovendo a partilha de conhecimento, a criação de sinergias e o desenvolvimento de futuras colaborações.
Esta ação representou mais uma oportunidade para divulgar as ações, resultados e objetivos do projeto LIFE IP AZORES NATURA, bem como para reforçar o networking com outros projetos e entidades, contribuindo diretamente para as ações E2 e E3 do projeto. Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.



