No final do mês de abril, realizou-se a Conferência Final do LIFE VIDALIA, projeto que irá terminar em junho deste ano. Esta conferência realizou-se na ilha do Faial com uma componente presencial e online.
O projeto LIFE VIDALIA tem como objetivo melhorar o estado de conservação de duas espécies endémicas dos Açores, a vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪) e o lótus dos Açores (𝘓𝘰𝘵𝘶𝘴 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘶𝘴) nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge.
Durante este evento, o LIFE IP AZORES NATURA foi convidado a apresentar o progresso do projeto até ao momento, bem como o que irá acontecer aos trabalhos iniciados pelo LIFE VIDALIA nestas três ilhas do arquipélago dos Açores, que agora passarão a ser levados a cabo pelo projeto LIFE IP AZORES NATURA.
Todos estes projetos foram pensados de forma integrada, pelo que estão assegurados os recursos internos, desde a manutenção das equipas, assim como todos equipamentos e infraestruturas adquiridos, que ajudarão a garantir a continuidade deste trabalho de preservação destas duas espécies protegidas e prioritárias para conservação.
Ambos os projetos são coordenados pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas que, para além destes, coordena outros três projetos dedicados à conservação da natureza e ao combate às alterações climáticas.